sábado, 23 de março de 2013

LONGEVIDADE AOS SAPATOS

 VIDA LONGA AOS SEUS SAPATOS: CUIDADOS NECESSÁRIOS

As dicas apresentadas aqui foram encontradas na net e podem ser aplicados tanto nos sapatos, quanto nas bolsas e acessórios de couro e sintéticos... quem explica é Angela Roeder, da Sapataria do Futuro                                            
                                                                     
Se você gosta de estar sempre elegante sabe que um sapato bonito e bem cuidado é tão importante quanto uma boa roupa.
Tomar alguns cuidados com os calçados faz com que as peças fiquem sempre bonitas, durem mais e você ainda economiza dinheiro. E, no caso do couro, as mesmas dicas valem para bolsas, cintos e jaquetas também.

O Planeta Sercomtel conversou com Angela Roeder, proprietária da franquia da Sapataria do Futuro em Londrina, e traz algumas dicas para você:

Limpeza
Um cuidado importante para garantir vida longa aos sapatos é utilizar xampus especiais na limpeza das peças. Esses produtos não agridem o couro, garantem a maciez e não removem a gordura natural (proveniente do óleo utilizado no curtume).

“Outros tipos de sabão tem componentes como o cloro e a soda que endurecem e ressecam o couro. Além de estragar mais rápido o sapato pode até machucar o pé”, explica Angela.

A secagem deve ser sempre feita à sombra para qualquer tipo de sapato e até mesmo tênis. “A única exceção é em caso de mofo”, orienta.

Cuidados com o couro
“Temos que tratar os sapatos de couro do mesmo modo que cuidamos da nossa pele”, ensina Angela. Assim, uma atitude básica é hidratar as peças com creme protetor especial para sapatos.

O creme é como uma base, ele tampa riscos e restaura a cor do sapato. Com isso, a peça ganha uma película protetora, pigmentação, brilho,  além de ficar resistente à água.

O produto pode ser encontrado em lojas especializadas e a frequência da hidratação vai depender do uso. “Quanto mais a pessoa usa e lava, mais vezes ela precisa hidratar”, afirma.

Outra dica é usar o gel limpador para retirar graxa velha e outras coisas antes de hidratar. Esse tipo de produto é eficiente especialmente para sapatos brancos e borrachas de tênis.

“O limpador é muito bom também para sapatos de verniz, que com o tempo vão acumulando sujeira e ficando foscos. O gel remove esses resíduos e o calçado volta a ter brilho como se fosse novo”, destaca Angela.

Camurça e nobuck
Calçados desses materiais exigem muitos cuidados porque não possuem uma película protetora natural, como o couro. “Eles mancham muito fácil e a cor desbota até mesmo com o sol”, relata Angela.

Um cuidado essencial, nesses casos, é impermeabilizar a peça logo após a compra. O processo cria uma película temporária, que vai saindo com a lavagem e deve ser reaplicada conforme for necessário.

A lavagem também exige cuidados especiais. Angela explica que o ideal é utilizar xampu e escova próprios e, após a secagem, escovar a peça com uma escova de latão para levantar a camurça.

Sintéticos
Com calçados de material sintético não há o que fazer, já que eles não podem ser  pintados, hidratados ou engraxados. “Na verdade nem recomendo comprar esse tipo de calçado. Apesar do custo maior, o couro dura mais e tem várias formas de ser conservado”, afirma Angela.

Outro problema dos sapatos feitos de materiais sintéticos é o chulé. A pele respira e, assim, o suor acumula no pé. Isso acontece também com peças de couro que são forradas com material sintético.

Como guardar
Com o inverno passando chega a hora de guardar as botas e sapatos fechados no armário. Para evitar mofo ou bolor, Angela recomenda não guardar os calçados em saco plástico, porque o couro precisa respirar.

Outro cuidado é com a umidade. “Até mesmo um closet ou armário que fica próximo a uma parede de banheiro, por exemplo, pode contribuir para criação de fungos”, conta.

Serviço
Sapataria do Futuro
Rua Pará, 1399
Telefone: 3339-4003

Máxima Comunicação / Jackelyne Brites
Contatos com a redação do Planeta Sercomtel podem ser feitos pelo fone 3339-7199

Nenhum comentário:

Postar um comentário